Quer uma viagem com muito verde, clima gostoso, romântico, esportes de aventura e, ainda por cima, ser muito bem tratado e ter tranquilidade, sem ter de percorrer grandes distâncias? Venha para São Sebastião das Águas Claras, distrito de Nova Lima.
Cercada por rios e montanhas com opções de aventura, descanso e paz para quem busca na natureza preservada, o turismo equilibrado e de muito sossego. Também conhecido como Macacos, é um pequeno e aconchegante Distrito da cidade de Nova Lima (Minas Gerais), localizado a 25 km de distância do centro da capital mineira: Belo Horizonte.
São Sebastião das Águas Claras faz parte do Circuito do Ouro, um conjunto de 16 cidades turísticas, marcadas pelo Ciclo do Ouro, que são uma fonte inesgotável de atrações históricas, artísticas, culturais e gastronômicas.
São Sebastião das Águas Claras é uma porção de natureza privilegiada e preservada, ao lado de Belo Horizonte. Para os turistas mais interessados na tranquilidade que o lugar oferece, as trilhas são uma ótima opção para respirar o ar puro e voltar para casa revigorado.
Cercada por rios e terrenos montanhosos, o local desenvolveu um forte estímulo para a prática de motocross, passeios de quadriciclos e outros esportes de aventura como Mountain Bike e Downhill Bike. O Morro do Ralado já recebeu os melhores pilotos de Drift Trike do Brasil, em provas patrocinadas, que aliaram muita velocidade e adrenalina.
As cachoeiras são uma atração abundante em Macacos. Envolvidas pela mata, são uma ótima opção para refrescar-se do calor.
• A Cachoeira dos Macacos é uma das mais conhecidas. Com águas claras e temperatura por volta dos 20º, é formada por uma queda única, de aproximadamente dois metros de altura.
• A Cachoeira do Dantês fica em uma região mais deserta e é formada por cascatas e poços naturais. Serve como ponto de partida para trilhas e prática de esportes radicais.
• Bem próximo a São Sebastião das Águas Claras, fica a Cachoeira Central. Por ser de fácil acesso, tem sofrido com a degradação nos últimos tempos. Os interessados na preservação de Macacos já estão atentos a esta questão e procuram conscientizar os turistas.
• A Cachoeira da Ponte se estende por uma grande área e é formada por várias quedas d’água.
Além da Feira dos Produtores, que reúne barracas de comida típica e artesanato, Macacos conta com bares e restaurantes que oferecem desde a tradicional comida mineira, até a mais sofisticada cozinha internacional.
Não por acaso, Nova Lima, Rio Acima, Itabirito e Sabará fazem parte do roteiro Trilhas, Sabores e Aromas, do Circuito do Ouro. Esse roteiro agrupa 4 cidades que oferecem o que de melhor se pode encontrar quando o assunto é a típica comida mineira.
Baseado nos princípios do ecoturismo, aliados com os conceitos de conservação, educação e sustentabilidade, os turistas que passam por São Sebastião das Águas Claras são estimulados a conservar a fauna e flora e a não deixar lixo pelas trilhas e rios. Esse tipo de turismo faz bem tanto para a comunidade, quanto para a natureza e para você!
Então, vem!
Hospede-se na Pousada Farol da Serra, e curta ao máximo seu passeio.